"Quem sabe ouvir, consegue responder."

Vocação significa chamado: Alguém chama e alguém é chamado. Há uma ligação íntima entre aquele que vocaciona e aquele que é vocacionado ou chamado. Quem vocaciona dá a vocação e alimenta a chama do vocacionado.

A vocação, sem a qual nenhuma outra nos enriqueceria, é o chamado a existir, à vida. A vida humana, segundo a Palavra revelada, é dom sagrado, precioso e sublime do amor de Deus. Eis o que afirma a Bíblia: Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança". (Gen 1). A Bíblia ratifica a Vocação à vida humana como Dom de Deus a cada pessoa e diz categoricamente que "o Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente" (Gen 2,7). A imagem bíblica deixa clara a procedência da vida humana, matéria trabalhada pelas mãos do criador e pelo sopro vivificante do Espírito de Deus moldando à criatura humana em uma unidade perfeita, distinta e diferente Dele, mas criada à sua imagem e semelhança.

Somos chamados à vida, ou seja, a sua, a minha, as nossas vidas são dons de Deus, nós apenas as recebemos da gratuidade de seu amor. Mas... vida dada, vida recebida, o que fazer com a vida? Só temos uma vida e precisamos usá-la bem.
Vocação é um desígnio pessoal do amor de Deus para cada pessoa. Quando Deus nos chamou à vida, no seu coração de Pai, Ele já guardava desde toda a Eternidade um estado de vida, uma graça para enriquecer a pessoa e enviá-la à missão. Vocação e missão se encontram estreitamente ligados.Por isso, o quei mporta é discernir a vontade de Deus e abraçá-la.


Lucas 9;57-61.
"Enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixe-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus".

Neste Evangelho Jesus nos mostra que o Seu seguimento requer desprendimento da nossa parte em relação a todas as coisas e pessoas a quem nós, humanamente falando, nos ligamos e, como consequência, nos afastam da vivência da vontade de Deus. Parece assim que nós precisamos de tempo para decidir seguir a Jesus porque temos muitas ocupações e há coisas lícitas que nos impedem de dar os primeiros passos. Esperamos sempre por um dia, que ainda irá chegar. Achamos que não podemos seguir a Jesus porque há tanto o que fazer, mas, no entanto, existem outras pessoas que podem fazer estas outras coisas. A nós, porém, Jesus diz: ”mas, tu, vai anunciar o reino de Deus”. O Senhor nos chama para anunciar a vida nova para a nossa família e não para nos acomodarmos esperando a hora de “enterrar” os nossos queridos. Os mortos, isto é, aqueles que não se sentem chamados, aqueles que não se consideram discípulos, aqueles que nem entendem nem querem seguir a Jesus, esses sim, podem enterrar os mortos. Despedir-se dos familiares significa também perder tempo, correr riscos de desistir, tirar o foco do que Jesus nos propõe deixando a graça de Deus passar. Todos os que desejam seguir a Cristo têm de ter conhecimento das advertências da Sua Palavra: não é fácil, exige desprendimento e disponibilidade. Jesus não promete uma vida fácil, porém, aquele que O segue tem a vida eterna e, desde já vive o reino do céu. O Senhor nos dá a unção necessária para que sejamos seus discípulos e discípulas, e precisamos nos apossar da graça do momento, não deixando para depois. Amanhã, será outro dia… Talvez não haja outro chamado! Segue-me, diz o Senhor! Seguir a Cristo é viver a sua Palavra, é imitá-lo! Ou assumimos a nossa missão ou será mais honesto dizermos um não a Jesus, porque pegar no arado e ficar olhando trás para nós não vai adiantar nada. Vamos com Ele sem olhar para trás, sem saudades do que passou, sem lamentações nem murmurações. O reino de Deus é presente, agora, nesse momento e felizes seremos todos nós se compreendermos as palavras desse Evangelho. “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o reino de Deus!”
- Você está apto para o reino de Deus?- Quais são as desculpas que você tem dado para não seguir a Jesus? - Você tem consciência de que para seguir Jesus você não deve ter vontade própria nem opiniões formadas? - Você prefere seguir a Jesus ou enterrar os “seus mortos”? - Que tal anunciar a eles que o reino de Deus está próximo? Fazendo isso, você estará seguindo a Jesus.

E como foi na pregação, você pode ter vários planos, projetos e sonhos para seu futuro. Mas Deus tem o plano "A" para sua vida; e não há ninguém que tenha abandonado família, amigos, trabalho, enfim tudo, para servir a Deus que nao tenha sido recompensado. E a recompensa não vem só no reino dos céus, já nesse mundo você receberá as graças de Deus na sua vida.
Então pra que seguir o seu plano "B" se os planos de Deus são infinitamente melhores?

Uma ótima semana. Abraços.

Maanú
Rafael Martins.





0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review